Notícias do Sindicontas

Sindicato e FENACONTAS vão contribuir com estudo para a CPI da Previdência


O SINDICONTAS-PE e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Tribunais de Contas (Fenacontas) vão elaborar um estudo sobre a situação da Previdência no Brasil. O material será entregue ao senador José Medeiros (PSD-MT), que vai fazer parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas da Previdência. O colegiado que terá por missão esclarecer receitas e despesas, desvios, desonerações, desvinculações e sonegações que envolvem o sistema previdenciário brasileiro.

Na quarta-feira (3), o presidente do SINDICONTAS-PE, Jonas Moreno, esteve em Brasília acompanhando a aprovação do texto do relator Arthur Maia (PPS-BA) pela comissão que analisa a reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. “Aproveitei a oportunidade para me reunir com o senador José Medeiros. Vamos municiá-lo com um estudo preparado pelo Sindicato e pela Federação para demonstrar a real situação da Previdência nos regimes próprios com exemplos de casos reais”, ressaltou Jonas.

Entenda a reforma

Na Reforma da Previdência proposta pelo presidente Michel Temer, a idade mínima será progressiva para a aposentadoria de homens e mulheres. Começará em 53 anos para mulheres e 55 anos para homens e será elevada gradativamente para 62 anos, no caso de mulheres, e 65 anos, no caso de homens. Além de reduzir a idade mínima da aposentadoria para mulheres, foi criada uma nova regra de transição. Essa regra vale para todas as pessoas e será aplicada até 2036, para as mulheres, e até 2038, para os homens.



« Voltar