Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
(81) 99607 0420
(81) 3221 2989
Notícias do Sindicontas
MPF aprova unificação de carreiras no DF
No último dia 30 de maio, o Ministério Público Federal emitiu o Parecer nº 7.154–PGR-RG, disponível neste link e já protocolado para todas as autoridades interessadas. O mesmo tem como objeto a ADI nº 4.730, que questiona a reestruturação de cargos realizada no âmbito do sistema fiscal do Distrito Federal, extinguindo os cargos de Auditor Tributário, Agente Fiscal Tributário e Fiscal Tributário e aproveitando-os no cargo de Auditor-Fiscal da Receita do Distrito Federal.
Nessa peça preliminar, a parecerista pugna pela improcedência do pedido, no mérito, após historiar a evolução natural dos cargos desde 1989, já sob a égide da Constituição Cidadã de 1988. Fundamenta seu parecer na afinidade das atribuições dos cargos e na equivalência dos requisitos exigidos para sua investidura.
O SINDICONTAS possui entendimento já conhecido sobre o tema que, oportunamente, ratificamos: tal movimento trata-se apenas da reestruturação de carreiras, no intuito de promover a modernização e a racionalização do serviço público. Observa, ainda que, no horizonte de formatação de um processo seletivo iminente em nossa Egrégia Corte de Contas, o SINDICONTAS entende salutar a consideração desse movimento pela eficiência e meritocracia que já abarca a quase totalidade dos fiscos estaduais, sem qualquer decisão em contrário, a despeito das inúmeras ADI já postas.
A reestruturação de carreiras através do reaproveitamento dos seus cargos em cargo único virá para qualificar, sobremaneira, o Controle Externo desempenhado pelo nosso conceituado TCE-PE, seja na carreira de auditoria/fiscalização, seja na carreira administrativa/gestão.
Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.