Notícias do Sindicontas

Aposentado do TCE-PE realiza sonho de dar aulas de mandarim


你好!
你好吗

Calma que está tudo certo com o aparelho onde você começou a ler esta reportagem. A expressão acima significa “Olá! Tudo bem?”, em mandarim, o idioma oficial da China é o assunto por aqui, hoje. Viemos contar a história do aposentado do TCE-PE Severino Santos, ou melhor: Bill, como é conhecido por todos os colegas do Tribunal. Com a aposentadoria, ele tem se dedicado a realizar o sonho de dar aulas de mandarim. Vamos ao início de tudo.

Bill começou a ter curiosidade pela China ainda adolescente, quando assistia aos filmes de Bruce Lee. Ele se impressionava com os ideogramas que formam a escrita chinesa. Na época, não existia computador nem internet e ele guardou na memória aquela fascinação.

Quando entrou no Tribunal, em 1995, Bill passou a navegar na internet e reativou o desejo de aprofundar o conhecimento sobre o mandarim. Começou fazendo cursos gratuitos pela internet, em seguida participou do primeiro curso de mandarim a surgir no Recife e não parou mais de estudar e fazer cursos.

Bill tem essência de professor. Quando era da ativa no Tribunal, ministrou por mais de 10 anos cursos na Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães sobre gestão de regime próprio de previdência.

Então, foi incentivado a unir duas paixões: ensino e mandarim. "Começaram a me perguntar se eu tinha interesse de ensinar, pois a China é uma grande parceira comercial do Brasil, tem crescido muito nas últimas décadas. É uma locomotiva que vem com tudo, então, certamente, nos próximos 20 anos, a China assume o comando de maior potência global. Quem domina o idioma, domina a comunicação”, avalia.

Ele dá um bom exemplo da importância de aprender mandarim: “a China está entrando com tudo na África. Tenho muitos alunos para quem dou aulas particulares que são da África. O desejo do jovem africano é entrar no mercado de trabalho, então eles estão dominando o mandarim para conseguir uma vaga de emprego”.

Em 2015, Bill montou a primeira turma de mandarim, em Caruaru. Uma turma gratuita. Colecionou experiência, entrou no Plano de Aposentadoria Voluntária (PAV) do Tribunal e, quatro anos depois, já aposentado, montou uma turma comercial, com certificado, que reuniu 30 alunos.

Ainda em 2019, realizou o sonho de conhecer a China. Com a pandemia, as turmas presenciais tiveram que ser interrompidas. Hoje, Bill dá aulas particulares online e está organizando uma nova turma presencial.

“Eu tenho 66 anos. Poderia ficar no Tribunal até 75 anos, mas eu estava com tanta vontade de fazer isso. Pude realizar um sonho”, conta Bill, que também está estruturando uma empresa de auditorias.

Segundo a plataforma Babbel, um software de aprendizagem de idiomas online usado no mundo todo, o idioma chinês é um dos sete mais competitivos no mundo dos negócios. Como costuma dizer Bill: o futuro já chegou e fala mandarim.

Quem tiver interesse de aprender mandarim ou trocar ideias com Bill, o endereço de e-mail é billmandarim@gmail.com.



« Voltar