Notícias do Sindicontas

Presidente do Sindicontas defende cargo único do Controle Externo


Confira entrevita com Alexandre César Pimentel, presidente do Sindicontas-PE, sobre os primeiros meses de gestão.

Qual é o balanço do primeiro semestre da sua gestão?

A prioridade desses primeiros meses foi o planejamento interno. Nos inteiramos da função de cada funcionário que trabalha no Sindicato, estamos realizando uma reforma na sede para melhor atender aos filiados, como pintura, conserto do telhado e outros reparos, fizemos visitas de cortesia aos conselheiros para fortalecermos a aproximação e mantermos o canal de diálogo sobre a nossa categoria, reunimos os servidores para debatermos a pauta de reivindicações deste ano e organizamos as ações da nossa gestão daqui pra frente. Paralelamente a isso, reforçamos a interiorização do Sindicato por meio de visitas a todas as inspetorias, para conversar com os servidores que atuam nelas, apresentamos o Sindicato aos novos servidores empossados, angariamos novos convênios, como para a compra de carros da Mercedes-Benz, atuamos em relação à Reforma da Previdência e à ofensiva da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) contra os profissionais de controle externo não detentores de cargo de auditor stricto sensu. Ainda fizemos um trabalho importante de conscientização quanto ao impacto negativo da Reforma da Previdência que está posta para os servidores públicos. Tivemos uma esclarecedora palestra de Cláudio Ferreira no auditório do TCE-PE que gerou um amplo debate entre os servidores.

Quais ações programadas a partir de agora?

Passada essa fase de organização, novas ações marcarão o Sindicato. Vamos fortalecer a comunicação com os filiados a partir da intensificação das visitas aos servidores e dos nossos canais de comunicação. Também vamos implantar no site do Sindicato uma ferramenta similar a um Portal da Transparência, por meio da qual será possível acompanhar os investimentos feitos, tornando a administração o mais transparente possível.

Em relação à pauta de reivindicações deste ano, o que está sendo planejado?

O Conselho Deliberativo formou grupos setoriais que farão propostas de pontos que vamos levar para a assembleia com os filiados, mas já podemos adiantar que é um sentimento da categoria que precisamos de uma nomenclatura moderna. As nomenclaturas Auditor e Analista não contemplam todas as atribuições do Controle Externo. Um cargo único do Controle Externo, com nomenclatura nacional padronizada, é necessidade da Administração. Também existe uma grande distância entre os vencimentos iniciais e finais das carreiras. Esses pontos devem constar na pauta que apresentaremos em breve.



« Voltar